Revista Vertigem

O que não te disseram sobre o que você já ouviu

O que não te disseram sobre o que você já ouviu

Quem somos?

Em busca do superávit informativo

Nossa Missão

Fundada em 2025 por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, a Vertigem surge como um feixe de luz no meio da escuridão. Um veículo independente mas extremamente colaborativo em sua forma de comunicar. Um portal audacioso, crítico, comprometido, imponente e sagaz. Com toda garra e coragem que só se encontra em novos jornalistas, a revista Vertigem firma um contrato na cobertura de acontecimentos de interesse público para além do superficial. 

Diariamente milhares de notícias são veiculadas, todas em formato de boletim de ocorrência, todas em uma vontade urgente de existirem por mais que um minuto na cabeça de seus leitores e todas falhando miseravelmente em combater a instantaneidade do novo jornalismo. Sem abrir mão da estrutura do texto jornalístico, todas as matérias ainda respondem “o que”, “quem”, “quando”, “onde” e “como”. É o “por quê” – e ousamos adicionar o “mais o quê” – que apresenta-se como déficit no fluxo informacional. 

Nosso objetivo é o aprofundamento das ocorrências cotidianas, tratadas unicamente como factuais, a partir do oferecimento de informações relevantes e bem apuradas (que acontecem nos bastidores mais escondidos do fato). O senso crítico e as questões sociais norteiam a nossa ambição em nos tornarmos destaque da apuração jornalística. Assim como a vertigem provoca uma sensação de desorientação ao desafiar a visão convencional, buscamos questionar e explorar temas, levando nossos leitores a uma reflexão mais profunda sobre o que acontece ao seu redor.

Produção e organização de material jornalístico que supere os pilares superficiais do lead (“o que“, “quem“, “quando“, “onde“, “como” e “por quê“) criando oposição ao jornalismo declaratório.

Nossa Visão

Construir uma remodelação aprimorada do processo comunicativo a fim de produzir uma comunidade bem informada e ativa no debate de pautas cotidianas. 

Princípios Editoriais

Linha Editorial

Tendo como base o compromisso social da disseminação de informações e o caráter construtivo de opinião pública atribuído ao jornalismo, a revista Vertigem empenha-se:

  • Na promoção de um jornalismo criterioso e atualizado, levando em consideração as pautas de interesse público no âmbito regional e nacional. 
  • Na confirmação de todas as informações antes de sua publicação. 
  • Na veiculação de material jornalístico que apresente fatos de interesse público. 
  • No oferecimento de informações adicionais sobre os temas mais comuns da mídia tradicional. 
  • Na diversidade produtiva tanto em relação aos conteúdos trabalhados quanto aos redatores responsáveis. 
  • Na produção de material audiovisual para facilitar a compreensão dos leitores sobre as pautas. 
  • No questionamento ativo de governos, figuras públicas e políticas bem como qualquer assunto ou pessoa que caiba ser questionado. 
  • Na exibição de conteúdos opinativos por especialistas sobre quaisquer pautas da edição. 
  • Na identificação e correção de possíveis erros de informação e/ou apuração. 
  • Na autocrítica e melhoria constante da revista para que a informação veiculada seja sempre de maior qualidade.

A revista Vertigem surge com o objetivo principal de remodelação das notícias tradicionais para que o leitor possa desenvolver compreensão interpretativa e crítica. Os projetos editoriais buscam pluralização em seus conteúdos, formas de apuração e redatores, seguindo pautas de interesse público e divulgação adicional de informações sobre os temas.

Nossos Valores

  • Respeito à diversidade;
  • Excelência nas rotinas de apuração; 
  • Produção de conteúdo jornalístico alinhado ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ, 2007);
  • Independência econômica e política; 
  • Contribuir para debates construtivos e combate à desinformação; 
  • Questionamento ativo do poder e das narrativas oficiais;
  • Investigar diferentes narrativas e interesses por trás da informação;
  • Usar diferentes formatos (vídeo, infográfico, áudio) para aprofundar o conteúdo;
  • Diálogo aberto com leitores e impacto na sociedade

Em busca do superávit informativo

Fundada em 2025 por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, a Vertigem surge como um feixe de luz no meio da escuridão. Um veículo independente mas extremamente colaborativo em sua forma de comunicar. Um portal audacioso, crítico, comprometido, imponente e sagaz. Com toda garra e coragem que só se encontra em novos jornalistas, a revista Vertigem firma um contrato na cobertura de acontecimentos de interesse público para além do superficial.

Diariamente milhares de notícias são veiculadas, todas em formato de boletim de ocorrência, todas em uma vontade urgente de existirem por mais que um minuto na cabeça de seus leitores e todas falhando miseravelmente em combater a instantaneidade do novo jornalismo. Sem abrir mão da estrutura do texto jornalístico, todas as matérias ainda respondem “o que”, “quem”, “quando”, “onde” e “como”. É o “por quê” – e ousamos adicionar o “mais o quê” – que apresenta-se como déficit no fluxo informacional. 

Nosso objetivo é o aprofundamento das ocorrências cotidianas, tratadas unicamente como factuais, a partir do oferecimento de informações relevantes e bem apuradas (que acontecem nos bastidores mais escondidos do fato). O senso crítico e as questões sociais norteiam a nossa ambição em nos tornarmos destaque da apuração jornalística. Assim como a vertigem provoca uma sensação de desorientação ao desafiar a visão convencional, buscamos questionar e explorar temas, levando nossos leitores a uma reflexão mais profunda sobre o que acontece ao seu redor.

Nossa missão

Produção e organização de material jornalístico que supere os pilares superficiais do lead (“o que“, “quem“, “quando“, “onde“, “como” e “por quê“) criando oposição ao jornalismo declaratório.

Nossa Visão

Construir uma remodelação aprimorada do processo comunicativo a fim de produzir uma comunidade bem informada e ativa no debate de pautas cotidianas.

Linha Editorial

Arevista Vertigem surge com o objetivo principal de remodelação das notícias tradicionais para que o leitor possa desenvolver compreensão interpretativa e crítica. Os projetos editoriais buscam pluralização em seus conteúdos, formas de apuração e redatores, seguindo pautas de interesse público e divulgação adicional de informações sobre os temas.

Princípios Editoriais

Tendo como base o compromisso social da disseminação de informações e o caráter construtivo de opinião pública atribuído ao jornalismo, a revista Vertigem empenha-se:

  • Na promoção de um jornalismo criterioso e atualizado, levando em consideração as pautas de interesse público no âmbito regional e nacional. 
  • Na confirmação de todas as informações antes de sua publicação. 
  • Na veiculação de material jornalístico que apresente fatos de interesse público. 
  • No oferecimento de informações adicionais sobre os temas mais comuns da mídia tradicional. 
  • Na diversidade produtiva tanto em relação aos conteúdos trabalhados quanto aos redatores responsáveis. 
  • Na produção de material audiovisual para facilitar a compreensão dos leitores sobre as pautas. 
  • No questionamento ativo de governos, figuras públicas e políticas bem como qualquer assunto ou pessoa que caiba ser questionado. 
  • Na exibição de conteúdos opinativos por especialistas sobre quaisquer pautas da edição. 
  • Na identificação e correção de possíveis erros de informação e/ou apuração. 
  • Na autocrítica e melhoria constante da revista para que a informação veiculada seja sempre de maior qualidade.

Nossos valores

  • Respeito à diversidade;
  • Excelência nas rotinas de apuração; 
  • Produção de conteúdo jornalístico alinhado ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ, 2007);
  • Independência econômica e política; 
  • Contribuir para debates construtivos e combate à desinformação; 
  • Questionamento ativo do poder e das narrativas oficiais;
  • Investigar diferentes narrativas e interesses por trás da informação;
  • Usar diferentes formatos (vídeo, infográfico, áudio) para aprofundar o conteúdo;
  • Diálogo aberto com leitores e impacto na sociedade

Nossa Equipe

Eduarda Fernandes

Eduarda Fernandes

Redatora

Graduanda em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

FELIPE FIGUEIREDO

FELIPE FIGUEIREDO

Redator

Graduando em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

LUARA GAGLIARDI

LUARA GAGLIARDI

Redatora

Graduanda em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

LUIZ FELIPE RIBEIRO

LUIZ FELIPE RIBEIRO

Redator

Graduando em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

MARIA LUIZA FAVALESSA

MARIA LUIZA FAVALESSA

Redatora

Graduanda em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

Guilherme Kaiser

Guilherme Kaiser

Redator

Graduando em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

MÉLANY PACHECO

MÉLANY PACHECO

Redatora

Graduanda em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

Lucas Ogawa

Lucas Ogawa

Diretor de Audiovisual

Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

victoria ferro

victoria ferro

Redatora

Graduada em Ciências Sociais e Mestranda em Comunicação Social

camila calmon

camila calmon

Redatora

Graduanda em Jornalismo

Lorenna Soneghetti

Lorenna Soneghetti

Social media

Graduanda em Jornalismo

Amanda Anastácio

Amanda Anastácio

Social media

Graduanda em Design